Notícias e Destaques

Jesuítas de América

O projeto desenvolvido pelo Arquivo Geral do Chile premite preservar e dar acesso através do sítio web institucional a 433 volumes correspondentes a coleção do fundo Jesuítas de América, digitalizando cerca de 7 mil documentos, aproximadamente 128.000 imagnes, e associando cada documento ou representante digital a uma ficha descritiva completa de acordo com as normas arquivísticas internacionais formuladas pelo Conselho Internacional de Arquivos e pela Subdireção de Arquivos Estatais da Espanha

A Casa senhorial

O projeto “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (séculos XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos interiores” desenvolvido por instituições dos dois países está online e é dedicado às moradias da nobreza e da alta burguesia luso-brasileiras. Foram selecionadas 25 casas em Lisboa e 10 no Rio de Janeiro.

Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa - 2015

Com o objetivo de difundir o seu acervo, o Arquivo Nacional promove bienalmente o concurso de monografias, de âmbito nacional, que confere aos vencedores o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. O Prêmio, consoante a Portaria n. 59 de 15 de abril de 2013, publicada no DOU em 2 de maio de 2013, realiza-se há mais de 20 anos e identifica-se com a missão do Arquivo Nacional em recolher, preservar e difundir o patrimônio documental da nação, fonte expressiva para as pesquisas de natureza científico-cultural e administrativa.

The Trans-Atlantic Slave Trade Database

O site concentra registros de mais de 35.000 viagens do tráfico de escravos, nas quais mais de 12 milhões de africanos foram transportados para as Américas entre os séculos XVI e XIX. Oferece a pesquisadores, estudantes a ao púbçico em geral a oportunidade de redescobrir a realidade de um dos maiores movimentos forçados de povos na história do mundo.