Fechar
Página inicial Apresentação

Apresentação

 

O Glossário de História Luso-Brasileira começou a ser escrito no site O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira, em 2004. A partir da leitura de documentos dos séculos XVI às primeiras décadas do XIX, redigiram-se ementas, comentários analíticos, transcrições e verbetes, estes últimos, dedicados, inicialmente, à seção Sala de Aula. 

Mais de mil verbetes, foram, assim, reunidos neste glossário, que tem como principais fontes a correspondência e a legislação que sustentam a administração colonial, a produção memorialística, corografias históricas, inventários, autos de devassas, processos, entre outros registros. Constitui um léxico que em si mesmo é acontecimento histórico, objeto de análise, instrumento de dominação e de resistência.  

Verbetes constituídos por expressões, conceitos, ideias não apenas auxiliam na leitura de documentos, mas são indícios da cultura escrita e das sociedades em que viveram seus autores e até os que transitaram em suas franjas. Tópicos frequentes na literatura acerca do sistema colonial, como café, açúcar, escravidão, Bahia, governador da capitania etc., citados em registros diversos, de mapas de comércio a cartas régias, revelam o seu sentido histórico, o que representaram especificamente para aquelas sociedades. 

Os termos aqui relacionados foram reproduzidos sem alterações, apenas submetidos a uma grafia contemporânea, fiéis ao modo como foram escritos e empregados, de que são exemplos: Aperfeiçoando os antigos métodos de cultivar o terreno; Astrolábio; Bairro de Santa Rita; Devorador de tronos e monarquias; Escravo de nação Benguela; Festa das Cabanas; Geometria; Levante como aconteceu na Bahia e em Barbados; Ilha de São Domingos; Mesa da Consciência e Ordens; Naturalista; Ouvidor; Para ensinar a ler, escrever e contar; Quina; Reconhecimento da independência política desse Reino do Brasil; Superintendente Geral dos Contrabandos e Descaminhos dos Reais Direitos; Timbre Brasileiro; Ultramar; Vereador; Zelo à causa de sua majestade. 

O novo site do Glossário de História Luso-Brasileira ganhou uma apresentação mais funcional, que convida o leitor a conhecer e rever termos inscritos em documentos, sempre carregados de historicidade, marca única dos arquivos.