Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Temas > Brasil > História natural > Sala de aula > Espécies da Fauna Brasileira
Início do conteúdo da página
História Natural

Espécies da Fauna Brasileira

Escrito por Super User | Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 11h31 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h24

Carta dirigida ao ministro de Estado da Marinha e dos Negócios Ultramarinos Martinho de Melo e Castro, informando, entre outros assuntos, sobre uma remessa de animais silvestres capturados nas regiões dos rios Negro e Solimões, por efeito da expedição orientada pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira. Este documento indica o interesse, no período, por algumas espécies da fauna brasileira.

Conjunto documental: Correspondência original dos governadores do Pará com a corte
Notação: códice 99, v. 05
Datas-limite: 1784
Título do fundo ou coleção: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: História Natural
Data do documento:  24 de dezembro de 1784
Local: Pará
Folhas: 370 a 371
 

"Pará, 24 de Dezembro de 1784
Ilmo Exmo Senhor
Na relação junta verá a v. sª patente, a remessa, que nesta ocasião envia Luiz Pereira da Cunha, por efeito da comissão, que o dr. Alexandre Rodrigues Ferreira1 lhe deixou encarregada (...).
Também lhe entrego e com o Illº. nome de v. sª. uma saca de cacau2, um paneiro de café3 e um barril de arroz4. Também na presente ocasião vão as aduelas e madeiras que se poderão embarcar das que v. sª. ultimamente encomendou para a Fundição. (...)
Relação dos animais que remeteu do rio Negro5 o capitão-general João Pereira Caldas para serem dirigidos para a corte de Lisboa, a entregar em casa de Illmo. exmo. snr. Martinho de Mello e Castro6, e agora vão neste navio a guia proposto a partir, e são os seguintes.
32 periquitos do Rio Negro pintados de amarelo
3 patos
2 mutuns
1 arara encarnada
1 papagaio7 de cabeça amarela
1 dito do sertão de testa encarnada"


1 Naturalista baiano, nascido em Salvador em 1756. Foi nomeado “o primeiro naturalista português” por d. Maria I.  Por dez anos, chefiou a Viagem Filosófica pela Amazônia e Centro Oeste – única expedição deste tipo financiada pela metrópole –  percorrendo mais de quarenta mil quilômetros, tendo produzido centenas de documentos importantes para a história do país. Seus trabalhos não chegaram a ser publicados no período, mas foram de grande relevância para o conhecimento daquela região. Faleceu em 1815.
2 Theobroma cacao - espécie nativa da floresta tropical úmida americana, encontrado inicialmente nas nascentes dos rios Amazonas e Orinoco. Em 1746, as sementes de cacau foram levadas para Bahia e doadas a Antônio Dias Ribeiro. Ali, foi iniciado seu cultivo agrícola, que se tornou muito importante para a economia da região. Entre o mais famoso produto do cacau figura o chocolate, proveniente da prensagem, moedura e mistura a outros ingredientes, como o leite e o açúcar.
3 Planta da família das rubiáceas, nativa das montanhas etíopes, onde era consumido em pasta. Na Árabia do Sul,  foi introduzido o costume de se torrar os grãos do café e acrescentar água fervente ao pó,  produzindo assim uma bebida quente. No Brasil, esta cultura foi introduzida por Francisco de Melo Palheta, após sua expedição à Guiana na década de 1720. Desenvolvido inicialmente com importância secundária, tem seu auge no século XIX, movimentando até setenta por cento do volume de exportações do Império Brasileiro.
4 Planta de origem asiática, é o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia. As referências mais antigas ao arroz são encontradas na literatura chinesa e indiana, que datam cerca de 5000 anos. O Brasil foi a primeira região americana a cultivar esse cereal no continente, com uma espécie indígena tupi: "milho d'água" (abati-uaupé) No final do século XVI, lavouras arrozeiras já ocupavam terras na Bahia e, por volta de 1745, no Maranhão. A Coroa Portuguesa autorizou, em 1766, a instalação na cidade do Rio de Janeiro da primeira descascadora de arroz no Brasil, impulsionando a prática da orizicultura no Brasil.
5 Importante rio fluvial amazônico, em cujas margens se formaram diversas  populações ribeirinhas. Constituía-se uma região de atividade extrativista, em que se destacam o comércio de resinas, óleos vegetais e produtos corantes.
6 Ministro da Marinha e dos Negócios Ultramarinos entre 1770 e 1795.
7 Ave típica da fauna brasileira. No século XVI, devido a grande concentração desta espécie no litoral brasileiro, estas terras eram chamadas pelos europeus de “terra dos papagaios”.

Sugestões de uso em sala de aula:
Utilização(ões) possível(is):
- Ao trabalhar o tema transversal “meio ambiente”  

Ao tratar dos seguintes conteúdos:
- Economia colonial
- Brasil colonial: riquezas naturais e seu comércio 

Fim do conteúdo da página