Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SEMINÁRIO INTERNACIONAL- A globalização e os jesuítas: origens, história e impactos
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIO INTERNACIONAL- A globalização e os jesuítas: origens, história e impactos

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2006, 11h54 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h55

Foi instituído no mundo inteiro, de 3 de dezembro de 2005  a  3 de dezembro de 2006, o que se convencionou chamar de Ano Jubilar Inaciano, para celebrar os 450 anos da morte de Inácio de Loyola (1491-1556) e o quinto centenário de nascimento de Francisco Xavier e Pedro Fabro, membros destacados do grupo de nove estudantes da Universidade de Paris, companheiros de Inácio, do qual se originou a Companhia de Jesus.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
A globalização e os jesuítas: origens, história e impactos

Período:    25 a 28 de setembro de 2006
Local:       Anfiteatro Pe. Werner – Ciências da Saúde
                Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo - RS
Organização:  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
                      Instituto Humanitas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)  
                      Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE
                      Comissão Organizadora: maril@unisinos.br
Informações:   http://www.unisinos.br/eventos/
                       Linha direta: (51) 3591-1122
                       E-mail: humanitas@unisinos.br
                     

Foi instituído no mundo inteiro, de 3 de dezembro de 2005 a  3 de dezembro de 2006, o que se convencionou chamar de Ano Jubilar Inaciano, para celebrar os 450 anos da morte de Inácio de Loyola (1491-1556) e o quinto centenário de nascimento de Francisco Xavier e Pedro Fabro, membros destacados do grupo de nove estudantes da Universidade de Paris, companheiros de Inácio, do qual se originou a Companhia de Jesus.
Para comemorar  estes dois acontecimentos, as universidades jesuítas brasileiras lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC -Rio, pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, e pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE   realizam simultaneamente três Seminários Internacionais ( São Leopoldo , Belo Horizonte e  Rio de Janeiro) ,com programações semelhantes, para discutir toda a trajetória dos missionários jesuíticos em solo brasileiro.  Além de fazer uma releitura  da Companhia de Jesus dentro do processo de globalização da cultura moderna , o evento se propõe a analisar as ações dos jesuítas que causaram um grande impacto na formação da nacionalidade brasileira  e latino-americana . Palestrantes estrangeiros especializados no assunto  abordarão, dentre outros,  os seguintes temas:
-Inácio Loyola  à luz da psicologia –fundador da Companhia, será tema da conferência do   psicanalista espanhol  Prof. Dr. Carlos Domínguez Morano -Faculdade Teológica de Granada/Espanha;
-As origens universais da Companhia de Jesus. Possibilidades e desafios para a contemporaneidade –pelo  Pe. Peter-Hans Kolvenbach  -Prepósito Geral da Companhia de Jesus;
- Corporeidade e sentidos: a antropologia inaciana como proposta de integração da pessoa humana – pelo Prof. Dr. François Marty -Instituto Católico de Paris/França.
Outras atividades serão desenvolvidas  como a visita guiada ao Instituto Anchietano de Pesquisas, na Antiga Sede , e a exibição do filme Malagrida , seguida de debate com o diretor da obra Renato Barbieri.
Para as conferências em francês e inglês, haverá tradução simultânea.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página