Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MNBA recebe Coleção Brasiliana Itaú
Início do conteúdo da página

MNBA recebe Coleção Brasiliana Itaú

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00
O acervo possui mais de 300 peças – entre pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros – ligadas à história do Brasil...

De 17 de setembro a 21 de novembro
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)- Av. Rio Branco, 199 –
                 Centro – Rio de Janeiro/RJ.
De terça a sexta-feira- das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Curadoria: Pedro Corrêa do Lago    
Informações: (21) 2219-8474 ou www.mnba.gov.br.    

O acervo possui mais de 300 peças – entre pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros – ligadas à história do Brasil. A exposição exibirá pela primeira vez a obra “Souvenir” de Rio de Janeiro, de 1832. A tela reúne um trabalho em aquarela, óleo, lápis e colagem realizado por Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, Araújo Porto Alegre e Victor Barat. A obra simula 16 imagens como se jogadas sobre uma mesa, criando uma ilusão de ótica em que as peças parecem sobrepor-se.

Abrange desde o período colonial até as primeiras edições dos mais conhecidos álbuns produzidos durante o século XIX sobre o país, bem como livro de artistas ilustrados do século XX. Entre as peças apresentadas nesta exposição, vale destacar, também, o retrato de d. Pedro II, ainda jovem, realizado por Rugendas em 1846. Entre os itens da coleção, estão o quadro “A Arte dos Viajantes”, uma foto da Guanabara feita pelo príncipe Adalberto da Prússia, primeira imagem panorâmica da cidade de São Paulo, registrada pelo francês Pallière, e o exemplar do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, ilustrado por Cândido Portinari. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página