Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestra de Antônio Lafuente com mediação de Ronaldo Lemos, na Casa de Rui Babosa, dia 11 de abril às 14h
Início do conteúdo da página

Palestra de Antônio Lafuente com mediação de Ronaldo Lemos, na Casa de Rui Babosa, dia 11 de abril às 14h

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 19h23 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h21
A Fundação Casa de Rui Barbosa promove no dia 11 de abril, às 14 horas, a palestra La promesa amateur..., ministrada pelo pesquisador espanhol Antonio Lafuente, Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Científicas/CSIC, Espanha. O evento, com entrada franca, terá como mediador o advogado Ronaldo Lemos e a designer Barbara Szaniecki dialogando com a plateia.
  
La promesa amateur...
 
Los amateurs formam parte do séquito dos grandes perdedores da modernidade. Existem muitos estudos que destacam o seu papel na construção desse empreendimento que chamamos ciência moderna. Entretanto, durante o século XIX, foram retirados do relato histórico, acusados de ignorantes, intrusos e, às vezes, de criminosos. No século XX, nós os vemos relacionados a projetos difíceis de ignorar – entre eles, a cultura punk e o movimento hacker. Hoje, como há 300 anos, voltam a estar em primeiro plano e são objeto de crescente atenção, seja porque nos interessam os processos de inovação social, seja porque nos atraem os movimentos de empoderamento cidadão. Esta apresentação propõe uma perspectiva histórica que nos permitirá avaliar o sentido de sua invisibilização e atual emergência como ator histórico.
 
Sobre os palestrantes 
 
Antonio Lafuente é pesquisador espanhol do Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Científicas/CSIC, da Espanha, na área de estudos da ciência. Elaborou trabalhos sobre a expansão colonial da ciência e a relação da ciência com seus públicos e o conhecimento profano. Mais recentemente, passou a investigar a relação entre tecnologia e procomún, assim como os vínculos entre novos e velhos patrimônios.
  
Ronaldo Lemos é mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor pela USP. É advogado e fundador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV. É diretor do Creative Commons no Brasil. Foi professor visitante na universidade de Princeton. É membro do Conselho de Comunicação Social, com sede no Senado Federal, representando a sociedade civil).
 
Barbara Szaniecki é graduada em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs,1994; mestrado, 2005; e doutorado, 2010 em Design pela PUC-Rio. Atualmente é coeditora das revistas Lugar Comum, Global/Brasil e Multitudes. É autora do livro Estética da multidão.
 
Data: 11 de abril de 2013, quinta-feira
Horário:14h 
Local:Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Rua São Clemente, 134 – Botafogo

Entrada Franca
 
Informações | 3289 8608 -  www.casaruibarbosa.gov.br
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página