Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Temas > Brasil > Pesca da baleia na colônia > Sugestões bibliográficas
Início do conteúdo da página

Sugestões bibliográficas

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 12h50 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 20h39
COARACY, Vivaldo. O Rio de Janeiro no século XVII. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.
 
CUNHA, Márcio Werneck da. Búzios: armação histórica. Resumo dos ensaios sobre geografia, pré-história e história do município de Armação de Búzios. Brasília: Ministério da Cultura, 1997.
 
DIAS, Camila Baptista. A pesca da baleia no Brasil colonial: contratos e contratadores do Rio de Janeiro no século XVII. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
 
ELLIS, Myriam. A baleia no Brasil colonial. São Paulo: Melhoramentos; Edusp, 1969.
 
_____. Comerciantes e contratadores do passado colonial: uma hipótese de trabalho. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, n. 24, 1982.
 
FAZENDA, José Vieira. Iluminação a azeite de peixe, das antiqualhas e memórias do Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, t. 88, v. 142, 1920.
 
PESAVENTO, Fábio. Da caça ao excursionismo: o ambiente institucional como fator determinante para a preservação da baleia. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
 
______. Um pouco antes da Corte: a economia do Rio de Janeiro na segunda metade do setecentos. Tese (Doutorado em História), Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2009.
Fim do conteúdo da página