Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Jardins Botânicos

Ementas

Escrito por cotin | Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 17h22 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 19h27

Conjunto documental: coleção de memórias e outros documentos sobre vários objetos

Notação: códice 807, vol. 7
Datas-limite: 1719-1883
Título do fundo: Diversos códices SDH
Código do fundo: NP
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: lista de plantas existentes no Real Jardim de Plantas de Olinda, feita por ordem de Caetano Pinto de Miranda Montenegro governador de Pernambuco. Observação do Jardim Botânico realizada pelo tenente coronel Alexandre Thomaz de Aquino de Siqueira e pelo padre João Ribeiro Pessoa. A lista das plantas e árvores é nominal, com a contagem separada de acordo com o tamanho. E também especificando as que se localizam em viveiro. São trinta e seis espécies relacionadas.
Data do documento: 28 de julho de 1816
Local: Pernambuco
Folha (s): 188 a 190

Conjunto documental: Ministério dos Negócios do Brasil. Ministério dos Negócios do Reino. Ministério dos Negócios do Reino e Estrangeiro. Ministério dos Negócios do Império e Estrangeiro Pessoal
Notação: 6D-55
Datas-limite: 1812-1881
Título do fundo: Diversos GIFI
Código do fundo: OI
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: ofício estabelecendo que fosse criada na cidade da Bahia uma cadeira pública de agricultura que ensinasse os princípios teóricos e práticos deste ramo das ciências naturais. Fica encarregado da regência desta cadeira Domingos Borges de Barros, que faz parte de direção do Jardim Botânico.
Data do documento: 25 de junho de 1812
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): -

Conjunto documental: Processo original dos réus da rebelião de Pernambuco
Notação: códice 7, vol. 08
Datas-limite: 1817-1818
Título do fundo: Diversos códices - SDH
Código do fundo: NP
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: ofício do Governo Provisório informando sobre o processo de transplantação de plantas exóticas e sua climatização, esperando obter como resultado o aumento e a conservação de tais plantas no Jardim Botânico. Destaca ser necessário que sua administração faça uma lista das plantas encontradas e especificando o estado e as espécies de plantas encontradas.
Data do documento: 22 de março de 1817
Local: -
Folha (s): 110

Conjunto documental: Correspondência da Corte com o Vice-Reinado
Notação: códice 67, vol. 26
Datas-limite: 1800-1801
Título do fundo: Secretaria do Estado do Brasil
Código do fundo: 86
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho para o vice rei do Estado do Brasil, d. Fernando José de Portugal. Anuncia a ordem do príncipe regente d. João, de que fosse realizada uma publicação completa da Flora Geral do Brasil, buscando um aumento do Real Jardim Botânico e do saber botânico. Determina "que usando de algum herborista ou jardineiro perito proceda a formar uma coleção de sementes de todas as plantas, que vegetam nessa capitania (Rio de Janeiro) e o envio das sementes com seus respectivos nomes dados no país de origem.
Data do documento: 12 de novembro de 1801
Local: Palácio de Mafra
Folha (s): 194v e 195

Conjunto documental: Registro dos ofícios expedidos da Real Junta do Comércio
Notação: códice 162, vol. 1
Datas-limite: 1812-1834
Título do fundo: Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação
Código do fundo: 7X
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: ofício enviado por Manuel Moreira de Figueiredo da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação ao inspetor e diretor da Casa da Pólvora, o tenente coronel João Gomes da Silveira e Mendonça. A Real Junta envia-lhe sementes e mudas de várias árvores que foram trazidas de Portugal, para que fossem semeadas no "Jardim Botânico da Real Fábrica de Pólvora na Lagoa de Freitas". E que tendo delas mudas e sementes, posteriormente, estas fossem distribuídas para que a sua cultura fosse difundida por todo Estado.
Data do documento: 14 de abril de 1815
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 34 e 34v

Conjunto documental: Correspondência da Corte com o Vice-Reinado
Notação: códice 67, vol. 23
Datas-limite: 1798
Título do fundo: Secretaria de Estado do Brasil
Código do fundo: 86
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: ofício de d. Rodrigo de Sousa Coutinho, ministro da Marinha e dos Negócios Ultramarinos a D. José Luís de Castro, 2º conde de Resende e vice-rei do Brasil comunicando o desejo de S. Majestade de que se construísse, com a menor despesa possível, um jardim botânico na Capitania do Rio de Janeiro, a exemplo do horto da capitania do Pará. O ofício é acompanhado de um catálogo impresso onde constam todas as espécies existentes no horto do Pará e que deveriam ser igualmente cultivadas no futuro jardim botânico do Rio de Janeiro. A recomendação régia é de que se dê atenção especial às árvores cujas madeiras podem ser utilizadas em construções.
Data do documento: 19 de novembro de 1798
Local: Palácio de Queluz - Lisboa
Folha (s): 248, 249 e 249v

Conjunto documental: Registro dos ofícios expedidos da Real Junta do Comércio
Notação: códice 47, vol. 1
Datas-limite: 1811-1816
Título do fundo: Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação
Código do fundo: 7X
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: provisão do príncipe regente d. João VI à Mesa de Inspeção da Bahia, em observância da carta régia de vinte e cinco de julho de mil oitocentos e doze, expedida ao governador da capitania da Bahia, criando a cadeira de professor de agricultura. Nomeia Domingos Borges de Barros para a cadeira, e também, para diretor do Jardim Botânico desta capitania, "que já havia aí mandado também estabelecer".
Data do documento: 17 de julho de 1812
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 29 e 29v

Conjunto documental: Catálogos cronológicos de avisos, provisões, cartas régias e alvarás que existem na Secretaria de Estado do Reino de Angola
Notação: códice 543
Datas-limite: 1600-1882
Título do fundo: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: catálogo cronológico de todas as ordens régias, que existem na Secretaria do Estado e Reino de Angola. Ordenado por José da Silva Costa, coronel do Regimento de Milícias da cidade de São Paulo de Assunção de Luanda, e secretário do Estado e Reino de Angola, no ano de 1802. Aviso do dia 2 de Janeiro de 1797, "em que se pedem para o Jardim Botânico sementes de todas as plantas deste Reino, em que se conhecer alguma utilidade médica, ou econômica; e para o Real Museu, todos e quaisquer produtos naturais, ou sejam animais ou minerais, ou da indústria dos negros (Livro 15, fl. 11)".
Data do documento: 2 de janeiro de 1797
Local: Angola
Folha (s): 258

Conjunto documental: Secretaria de Estado do Ministério do Reino
Notação: códice 68, vol. 17
Datas-limite: 1801
Título do fundo: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho descrevendo como são lucrativas as atividades de cultura de gênero e concedendo autorização para o plantio de linho cânhamo, uma vez que não são reconhecidos empecilhos que provem o contrário. A linhaça foi recebida de Manoel de Souza, Mestre da Nau Princesa da Beira e o beneficiado foi o Horto Botânico do Colégio.
Data do documento: 29 de março de 1801
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 64

Conjunto documental: Registro da correspondência do Vice-reinado com diversas autoridades
Notação: códice 70, vol. 22
Datas-limite: 1801-1808
Título do fundo: Secretaria de Estado do Brasil
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Fernando José de Portugal à D. João Manoel de Menezes. Informa que as sementes e plantas que solicitou para o "Horto Botânico dessa Vila" ao seu antecessor, o conde de Rezende, e novamente requereu em ofício de cinco de março, que acompanha a relação das ditas sementes e plantas, serão remetidas "logo que estiverem prontas" e "pelo melhor modo que for possível".
Data do documento: 18 de junho de 1802
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 16

Conjunto documental: Generalidades - Gabinete do ministro
Notação: IG1 8
Datas-limite: 1819-1827
Título do fundo: Série Guerra
Código do fundo: DA
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de José de Brito Inglês, encarregado da inspeção interina dos estabelecimentos reais do Pará, à Thomaz Antônio de Vilanova Portugal, ministro e secretário de Estado. Informa que sairá em comissão do Pará para a capitania do Rio Negro por ordem de Sua Majestade e que assim tem pouco tempo no Pará para cuidar com mais eficiência do viveiro e do jardim de Sua Majestade que estão muito danificados. Fala que o longo período de governo interino e o contágio de bexigas contribuíram para a sua decadência. Compara o viveiro às Quintas Reis em Caiena, dizendo que não o considera botânico, mas sim um estabelecimento rural devido ao seu caráter comercial. E que sendo assim não precisa de conhecimentos nesta "arte e cultura" e sim uma agricultura e administração livres de interesses.
Data do documento: 28 de junho de 1820
Local: Quartel do Pará
Folha (s): último documento do envelope de 1820, 6 páginas

Conjunto documental: Registro da correspondência do vice-reinado para a corte
Notação: códice 69, vol. 5
Datas-limite: 1790-1795
Título do fundo: Secretaria de Estado do Brasil
Código do fundo: 86
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta do médico Manoel Joaquim de Souza Ferraz para o conde de Resende, d. José Luiz de Castro. O médico explica sua proposta, composta de três artigos, para a construção de um jardim botânico no Rio de Janeiro, sua função e a necessidade de instituir uma aula de botânica no dito lugar para o ensino da utilidade das plantas medicinais e suas aplicações para o combate de enfermidades. Argumenta que a falta de conhecimento das plantas nacionais e de suas aplicações causam prejuízos à monarquia, já que se tem utilizado ervas velhas, adulteradas e dispendiosas vindas da Europa. Para liderar essa empreitada, o médico se oferece, justificando que tem formação acadêmica e experiência suficiente, além de ter trabalhado com Vandelli e na Academia Real de Ciências de Lisboa.
Data do documento: dezembro de 1795
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 263 a 264v

Conjunto documental: Registro da correspondência do vice-reinado para a corte
Notação: códice 69, vol. 5
Datas-limite: 1790-1795
Título do fundo: Secretaria de Estado do Brasil
Código do fundo: 86
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta do conde de Resende, D. José Luiz de Castro ao senhor Luiz Pinto de Souza, propondo o estabelecimento de um jardim botânico no Rio de Janeiro. A proposta tem por objetivo estimular a agricultura e o comércio com o fim de aumentar o patrimônio Real, de modo que corresponda às despesas que a coroa absorve para a conservação e defesa de sues domínios. O conde de Resende conclui que seja necessário enviar profissionais experientes para explorarem os distritos desta capitania para descobrirem e registrarem vegetais e minerais, fato que invalidaria os argumentos utilizados pelos boticários e professores para importarem ervas e raízes estrangeiras. Desse modo, sugere que o médico Manoel Joaquim de Souza Ferraz, correspondente da Academia Real de Ciências de Lisboa e de Montpellier seja aprovado para estabelecer a construção do jardim botânico no Rio de Janeiro.
Data do documento: 11 de dezembro de 1795
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): folha 260 a 262

Conjunto documental: Hospitais
Notação: IG6 1
Datas-limite: 1808-1816
Título do fundo: Série Guerra
Código do fundo: 9S
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho à d. Fernando José de Portugal solicitando que este escreva à Junta da Fazenda para que não seja feito o arrendamento da chácara do Hospital Real dos Exércitos. Diz que recebeu uma representação do cirurgião mor dos Exércitos, Custódio de Campos e Oliveira, dizendo ser a chácara propriedade do Hospital, e que desde o governo do Marques do Lavradio estabeleceu-se ali uma horta e um Jardim Botânico para uso dos doentes e provimento da botica.
Data do documento: 2 de abril de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): -

Conjunto documental: Capitania do Rio de Janeiro
Notação: caixa 746, pct. 01
Datas-limite: 1700-1808
Título do fundo: Vice-Reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de Domingos Vandelli, diretor do Real Jardim Botânico da Ajuda, para a rainha Maria I, em 1797, em Lisboa, pedindo regulamentos econômicos e científicos e buscando uma reforma do Jardim, Museu e Aula com o aumento do ordenado daqueles que tem maiores conhecimentos e trabalho. Segundo Vandelli, "esse Jardim necessita de mais que mil e trezentos espécies, quando os jardins mais inferiores têm três e até quatro mil". Além disso, "teria que haver nele uma coleção de plantas medicinais e econômicas, como (...) tenho proposto". Com a conservação de muitos gêneros e espécies novas de animais, no Museu, "que seria interessante que se fizesse destas exatas descrições, como já dei princípio nos peixes, e que se publicasse tudo o que for desconhecido do naturalista, o que seria um aumento da História Natural, e de glória a este feliz Reinado".
Data do documento: 1797
Local: Lisboa
Folha (s): 160, datilografado para imprensa

Conjunto documental: Capitania do Pará, Minas Gerais e Colônia do Sacramento
Notação: caixa 747, pct.1
Datas-limite: 1764-1815
Título do fundo: Vice-Reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho, para d. Francisco de Souza Coutinho, governador da capitania do Pará, em 31 de Julho de 1799, do Palácio de Queluz. Agradece, em nome da rainha Maria I, ao governador do Pará, as informações (ofício 343) "sobre a árvore, em cuja Casca se supõem virtudes análogas à Quina(...) sendo um grande remédio para a hidropisia". Aguardando o remédio, "para se mandarem fazer as convenientes experiências nos Hospitais, e se avaliar a utilidade, de que podem ser à Humanidade. E, através do ofício 348, acompanhado por um mapa, segundo D. Rodrigo de Souza Coutinho, a rainha ficou ciente do estado do Jardim Botânico no Pará. Ordena que o governador paraense deixe disposto o modo, por que se hão de ir sempre aumentando particularmente as espécies preciosas, quais árvores: a Pão, Caneleira, Pimenteiras, Cravo da Índia, Árvores de Café, árvores de construção, e como desse viveiro se hão de ir distribuindo para as outras capitanias".
Data do documento: s.d.
Local: Palácio de Queluz
Folha (s): -

Conjunto documental: Capitania do Pará, Minas Gerais e Colônia do Sacramento
Notação: caixa 747, pct. 1
Datas-limite: 1764-1815
Título do fundo: Vice-Reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho para o governador do Pará, d. Francisco de Souza Coutinho, em 13 de Abril de 1798, do Palácio de Queluz. Aprova a tentativa do governador do Pará de descobrir a Quina e pede que se "remeta todas as cascas e frutos, em que se conhecerem virtudes medicinais, para se experimentarem no Hospital da Marinha". Lembra também que sua Majestade recomenda "que se mande as sementes de todas as plantas dessa capitania do Pará, com os nomes do País para aqui se cultivarem, e se lhe aplicar o nome botânico. E, também algumas plantas vivas em caixas serão aqui muito interessantes para o Jardim Botânico"(do Pará).
Data do documento: 13 de abril de 1798
Local: Palácio de Queluz
Folha (s): -

Conjunto documental: Capitania do Pará, Minas Gerais e Colônia do Sacramento
Notação: caixa 747, pct. 1
Datas-limite: 1764-1815
Título do fundo: Vice-Reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Rodrigo de Souza Coutinho para o governador do Pará, d. Francisco de Souza Coutinho, em 31 de Julho de 1798, do Palácio de Queluz. Segundo d. Rodrigo de Souza Coutinho, a rainha Maria I "viu com sumo gosto os úteis esforços com que conseguiu transplantar para essa colônia, o cravo da Índia, a Árvore a Pão, e o Caneleiro, assim como os esforços que continuava para conseguir a Pimenta e a Noz-Moscada. Além de louvar o estabelecimento do Jardim Botânico, e de plantações de que a mesma senhora espera os maiores frutos a benefício dos seus povos. Esperando que, o governador do Pará, "faça que esse Jardim( Botânico) sirva de modelo a todos os outros, que se devem estabelecer nas outras capitanias do Brasil, e que lhe dê uma extensão, que do mesmo possam ir para as outras capitanias as plantas exóticas, e indígenas, cultivadas no Pará".
Data do documento: 31 de julho de 1798
Local: Palácio de Queluz
Folha(s): -

Conjunto documental: Registro de avisos e ofícios da Corte. Livro 1o da Corte.
Notação: IJJ1 155
Datas-limite: 1808-1809
Título do fundo: Série Interior
Código do fundo: A6
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta de d. Fernando José de Portugal para d. Rodrigo de Souza Coutinho sobre a representação anterior do cirurgião-mor dos exércitos frei Custódio de Campos e Oliveira, que mandou realizar a obra para a construção de um jardim botânico e uma sala de anatomia na chácara que os extintos jesuítas usavam para horta.
Data do documento: 5 de maio de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 36 e 36v

Conjunto documental: Ministério do Reino. Pernambuco. Correspondência do presidente da Província
Notação: IJJ9 241
Datas-limite: 1785-1820
Título do fundo: Série Interior
Código do fundo: AA
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: carta do secretário José Carlos Marins da Silva Ferrão para o senhor Caetano Pinto de Miranda Montenegro, do Conselho Real e governador e capitão general da capitania de Pernambuco. Remete quatro caixas com dezesseis mil matrizes de girofle (cravo da Índia) para o Jardim Real dessa capitania (de Pernambuco). Além, "da explicação do modo com que devem ser tiradas das capitanias plantadas".
Data do documento: 21 de novembro de 1814
Local: Caiena
Folha(s): 15

Conjunto documental: Correspondência do vice-reinado para a Corte - Original
Notação: códice 68, vol. 18
Datas-limite: 1801-1803
Título do fundo: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: Jardim Botânico
Ementa: ofício de d. Fernando José de Portugal para o visconde de Anadia mencionando o envio de diversas espécies de aves indígenas da capitania do Rio de Janeiro e também de sementes oriundas de diversas partes do Brasil para a Real Quinta de Belém, conforme os pedidos feitos em ofícios datados de 19 de novembro e 3 de dezembro de 1800.
Data do documento: 11 de novembro de 1801
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 9

Fim do conteúdo da página