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Vida Privada

Ementas

Escrito por cotin | Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 17h37 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 19h25

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na polícia por diversos indivíduos

Notação: códice 410, vol. 2
Datas – limite: 1819-1826
Título do fundo: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, litígio
Ementa: termo de bem viver assinado por Venâncio Fagundes do Amaral, no qual se compromete a tratar bem e respeitar sua mulher Francisca. Caso desobedecesse a esse termo, seria punido com trinta dias de cadeia e, em caso de reincidência, sofreria o dobro da pena.
Data do documento: 4 de julho de 1820
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 76v

Conjunto documental: Tribunal de Desembargo do Paço
Notação: caixa 219, pac.02
Datas – limite: 1808-1828
Título do fundo: Mesa do Desembargo do Paço
Código do fundo: 4K
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: carta do conselheiro corregedor do Crime da Corte e Casa ao príncipe regente d. João sobre a prisão de Ana Rosa, acusada de fugir de casa com uma escrava e roupas. A prisão foi feita a pedido de seu marido e se deu em uma casa da cidade na presença de um homem quase despido. Presa em flagrante, a mulher confessou seu adultério ao cônjuge, pedindo-lhe perdão. Segundo o conselheiro, este seria um crime para grave condenação, pois produzia danos morais às famílias e ao Estado, não aconselhando o perdão do príncipe regente.
Data do documento: 3 de agosto de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): _

Conjunto documental: Tribunal do Desembargo do Paço
Notação: caixa 219, pac.02
Datas – limite: 1808-1828
Título do fundo: Mesa do Desembargo do Paço
Código do fundo: 4K
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: pedido de comutação das presas Ana Maria e sua filha Ana Maria dos Carvalhos feito pelo procurador Luís Pereira ao príncipe regente d. João. Ana Maria foi acusada de furto e de consentir o adultério da filha, sendo ambas condenadas pela Relação do Porto a degredo por cinco anos para a ilha de Santa Catarina. Mãe e filha imploraram ao príncipe regente o perdão de sua pena e a concessão do indulto.
Data do documento: 9 de abril de 1812
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): _

Conjunto documental: Tribunal do Desembargo do Paço
Notação: caixa 219, pac.02
Datas – limite: 1808-1828
Título do fundo: Mesa do Desembargo do Paço
Código do fundo: 4K
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: pedido de comutação de Antônio Ferreira Valongo para o príncipe regente d.João, solicitando o perdão do degredo de dez anos para Santa Catarina. O suplicante foi condenado pela Relação da Bahia pelo crime de adultério, rapto e estupro, recebendo a pena de degredo.
Data do documento: 16 de outubro de 1814
Local: Bahia
Folha (s): _

Conjunto documental: Avisos e portarias do governo do Brasil para várias autoridades de Portugal
Notação: códice 251, vol. 02
Datas – limite: 1810-1812
Título do fundo: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: carta do conde de Aguiar para o patriarca eleito de Lisboa, explicando a venda de farinha ao Hospital Real de São José. A venda foi solicitada pelo enfermeiro-mor, em função do aumento das despesas geradas pelo aumento de enfermos e de famílias miseráveis. Essa situação foi atribuída à presença do exército francês, levando as famílias a abandonarem suas casas e terras e “procurarem asilo” na cidade de Lisboa.
Data: do documento: 4 de fevereiro de 1811
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 50 à 51v

Conjunto documental: Avisos e portarias do governo do Brasil para várias autoridades de Portugal
Notação: códice 251, vol. 02
Datas – limite: 1810-1812
Título do fundo: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: carta do conde de Aguiar para o patriarca eleito de Lisboa, discordando da deliberação do governo em recolher no Real Convento do Santíssimo Coração de Jesus a marquesa de Alorna por agir contra seu marido. O conde de Aguiar aconselhou a remoção imediata da marquesa para qualquer outro em Lisboa, devido à oposição das religiosas à sua entrada, temendo transtornos e inquietações à instituição.
Data do documento: 12 de janeiro de 1811
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): 42 à 42v

Conjunto documental: Tribunal do Desembargo do Paço
Notação: caixa 219, pac.03
Datas – limite: 1808-1827
Título do fundo: Mesa do Desembargo do Paço
Código do fundo: 4K
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: requerimento judicial de Antônio de Freitas e Leocádia Rosa contra Antônio João Escórcio de Vasconcelos. O réu foi acusado de usar a amizade que tinha com a família para seduzir e deflorar Joana, a filha do casal, além de forjar a sua defesa induzindo três pessoas a acharem que viram o padre José Gomes conversando de forma maliciosa com a jovem. Comprovada a falsa querela, o acusado foi condenado a cinco anos de degredo para África e a pagar as indenizações de quatrocentos mil réis para a deflorada e vinte mil réis para as despesas da Justiça.
Data do documento: 3 de fevereiro de 1813
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): _

Conjunto documental: Ministério da Justiça
Notação: caixa 774, pct. 03
Datas – limite: 1808-1817
Título do fundo: Ministério da Justiça
Código do fundo: 4V
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: ofício enviado pelo corregedor do Crime da Corte e Casa Francisco Lopes de Souza ao conde de Aguiar. No ofício, apresenta-se o requerimento de alguns presos pedindo o perdão de suas penas. Entre eles, consta o de Manoel Rodrigues Crespo, réu no juízo Eclesiástico por ter casado duas vezes agindo de má fé.
Data do documento: 26 de janeiro de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): -

Conjunto documental: Ministério da Justiça
Notação: caixa 774, pct. 03
Datas – limite: 1808-1817
Título do fundo: Ministério da Justiça
Código do fundo: 4V
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: requerimento de Narciso da Costa alegando ter sido falsamente acusado de adultério por Francisco de Paula Ribeiro, tendo sido preso na cadeia da Corte. Em sua defesa, declarava ser extremamente pobre e não possuir meios de conseguir sua liberdade. Tendo adoecido e encaminhado para o hospital, queixou-se ao médico e suplicou que este intercedesse junto ao rei, conseguindo a liberdade para que pudesse se tratar.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha (s): -

Conjunto documental: Tribunal do Desembargo do Paço.
Notação: caixa 195, pct. 3
Datas – limite: 1808-1828
Título do fundo: Mesa do Desembargo do Paço
Código do fundo: 4K
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: ação de divórcio de Ângelo de Oliveira Jacome contra sua mulher Maria Eufrásia do Carmo, seduzida por José Joaquim [ilegível] e Menezes. O autor alega que a desonra motivou o pedido da separação.
Data do documento: 1 de julho de 1811
Local: Rio de Janeiro
Folha (s): documento 61

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na Polícia por diversos indivíduos
Notação: códice 410, vol.01
Datas - limite: 1808-1810
Título do fundo ou coleção: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: termo de bem viver de Isabel Francisca da Natividade, assinado na Intendência Geral da Polícia do Rio de Janeiro. Neste termo, Francisca se obriga a viver ao lado de seu marido Antonio Dias Ferreira, sendo alertada que, se fizesse o contrário, seria presa e sujeita às penas impostas pela Intendência.
Data do documento: 15 de julho de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 3v

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na Polícia por diversos indivíduos
Notação: códice 410, vol.01
Datas - limite: 1808-1810
Título do fundo ou coleção: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: termo de bem viver assinado por Joaquim José Moreira na Secretaria da Intendência Geral da Polícia. Neste termo, Joaquim se obriga a tratar bem sua mulher Policena Maria de Jesus e a separar-se definitivamente da sua amante Maria Rosa de Jesus, podendo sofrer pena caso acontecesse uma outra queixa de sua esposa.
Data do documento: 8 de outubro de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 13

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na Polícia por diversos indivíduos
Notação: códice 410, vol.01
Datas - limite: 1808-1810
Título do fundo ou coleção: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: termo de Maria Rosa de Jesus, assinado na Intendência Geral de Polícia, no qual se compromete a não procurar mais Joaquim José Moreira, marido de Policena Maria de Jesus, e a terminar de vez aquela “amizade”. Executando-se o contrário, poderia ser degredada ou ficar sujeita a outras penas que a Intendência julgasse conveniente.
Data do documento: 8 de outubro de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 13v

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na Polícia por diversos indivíduos
Notação: códice 410, vol.01
Datas - limite: 1808-1810
Título do fundo ou coleção: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: termo de bem viver assinado por José Francisco de Medeiros, no qual se compromete a viver bem ao lado de Francisca de Paula da Piedade, dando-lhe o sustento e vestuário necessários. Diante da recusa em cumprir o determinado, poderia ser preso ou punido pela Intendência.
Data do documento: 3 de fevereiro de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 27

Conjunto documental: Termos de bem viver assinados na Polícia por diversos indivíduos
Notação: códice 410, vol.01
Datas - limite: 1808-1810
Título do fundo ou coleção: Polícia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: termo assinado por José Antunes, através do qual se compromete a largar a ilícita amizade que nutria com a viúva Luiza Maria (...). Conforme consta na Intendência, este tem sido o motivo do réu tratar mal a sua mulher. Efetuando-se o contrário poderia ser preso.
Data do documento: 10 de março de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 34

Conjunto documental: Ministério dos Estrangeiros e da Guerra
Notação: 6j-78
Datas - limite: 1795-1811
Título do fundo ou coleção: Diversos GIFI
Código do fundo: OI
Argumento de pesquisa: família
Ementa: oficio reportando ao conde de Aguiar o parecer referente ao recolhimento de Fortunata Maria da Conceição. De acordo com o documento, Fortunata havia fugido do Recolhimento de Itaipu para abrigar-se no Recolhimento do Parto, propondo causa de divórcio a seu marido Bernardo Antônio do Amaral. Segundo o marido, Fortunata fugia dos recolhimentos para prostituir-se. A ré aguardava no Recolhimento do Parto a finalização do processo referente ao divórcio do casal.
Data do documento: 11 de julho de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Correspondência de diversas autoridades com os vice-reis
Notação: caixa 485,pct. 02
Datas - limite: 1760-1808
Título do fundo ou coleção: Vice-reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: abaixo-assinado dos moradores da freguesia de São Gonçalo do distrito de Nossa Senhora da Luz. Neste documento, acusam João Luiz Soares de ser um homem “intrigante, revoltoso e de péssima conduta”, além de viver em “escândalo público” por andar em concubinato e maltratar sua verdadeira mulher, “manchando a imagem de todos os homens casados”.
Data do documento: 8 de abril de 1807
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Correspondência de diversas autoridades com os vice-reis
Notação: caixa 485,pct. 02
Datas - limite: 1760-1808
Título do fundo ou coleção: Vice-reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: ofício informando o requerimento dos moradores da freguesia de São Gonçalo contra João Luís Soares. Os moradores atestam que o réu vivia em mancebia e em desarmonia com sua mulher e família. Desta forma, estavam pedindo que fosse dado ao acusado o “remédio oportuno” para que pudessem voltar a viver “tranqüilos e sossegados à sombra das soberanas leis”.
Data do documento: 4 de maio de 1807
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Correspondência de diversas autoridades com os vice-reis
Notação: caixa 485,pct. 02
Datas - limite: 1760-1808
Título do fundo ou coleção: Vice-reinado
Código do fundo: D9
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: parecer do desembargador José Maurício da Gama e Freitas enviado ao marquês do Lavradio. Neste parecer, o intendente informa que o réu José Antônio de Souza deveria ser condenado a cinco anos de degredo para Angola, apesar da absolvição pela morte de sua mulher adúltera. Isto porque o réu perdoou a sua esposa antes de matá-la, fazendo cessar a lei que lhe permitia lavar com o próprio sangue da adúltera a sua honra e permanecer em liberdade.
Data do documento: 10 de abril de 1770
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Manuel Antônio Dias Carneiro
Notação: caixa 62, proc. 1120
Datas - limite: 1813-1815
Título do fundo ou coleção: Corte de Apelação
Código do fundo: 2Ø
Argumento de pesquisa: família, adultério
Ementa: confirmação da paternidade de Ambrósio Pereira da Silva. Neste documento, busca-se relatar os motivos pelos quais pode-se considerar Ambrósio como filho legítimo do falecido José Pereira da Silva com Ana Maria, a fim de que, como herdeiro, pudesse receber todos os bens que estavam sob a custódia de Manuel Antônio Dias Carneiro.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha(s): 8 a 10

Conjunto documental: Ministério dos Estrangeiros e da Guerra
Notação: 6j-78
Datas - limite: 1795-1811
Título do fundo ou coleção: Diversos GIFI
Código do fundo: OI
Argumento de pesquisa: família
Ementa: ordem expedida por Paulo Fernandes Viana para a soltura de Genoveva Maria da Conceição, acusada de adultério. De acordo com o documento, Genoveva encontrava-se recolhida no Parto e alegava que a mais ninguém importaria a demanda, uma vez que seu marido tinha falecido, solicitando assim a sua liberdade.
Data do documento: 1 de agosto de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Ministério dos Estrangeiros e da Guerra
Notação: 6j-78
Datas - limite: 1795-1811
Título do fundo ou coleção: Diversos GIFI
Código do fundo: OI
Argumento de pesquisa: família
Ementa: aviso expedido pelo Intendente Geral de Polícia Paulo Fernandes Viana sobre o requerimento de João Manoel Pinto, no qual este se queixa de sua mulher Maria Clara de Jesus: alega não ter autoridade sobre a mesma, que vai aos recolhimentos sem lhe dar satisfação. Manoel Pinto solicita, assim, o recolhimento de sua esposa na Casa da Misericórdia para receber a devida correção.
Data do documento: 28 de maio de 1811
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Ordem do Carmo
Notação: AP-11, caixa 03, pct.01
Datas - limite: 1558-1901
Título do fundo ou coleção: Ordem do Carmo
Código do fundo: S1
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: escritura pública de dote de casamento assinada pelo tabelião Domingos da Mota. Nesta escritura, o tabelião informa o casamento de Lorença dos Reis com João Francisco Coelho, que deu “quitação geral” ao seu sogro, Baltazar da Silva Borges, por ter cumprido com a promessa de “uma morada de casas térreas”.
Data do documento: 1623
Local: Vila do Porto de Santos
Folha(s): -

Conjunto documental: Ordem do Carmo
Notação: AP-11, caixa 03, pct.01
Datas - limite: 1558-1901
Título do fundo ou coleção: Ordem do Carmo
Código do fundo: S1
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: certidão escrita pelo tabelião Antonio Pinto Leitão a pedido de Silvestre Pereira da Silva, herdeiro Felipe Mendes da Costa. Nesta escritura de dote de casamento consta que o autor receberia depois da morte de sua sogra, Ângela Gonçalves, os mulatos Francisco e Ana.
Data do documento: 9 de setembro de 1616
Local: Vila de Santos
Folha(s): -

Conjunto documental: Rosalina das Mecês
Notação: caixa 272, proc. 5460
Datas - limite: 1816-1823
Título do fundo ou coleção: Corte de Apelação
Código do fundo: 2Ø
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: auto de libelo cível movido pelo capitão Domingos Ferreira de Oliveira contra Rosalina das Mercês. Neste auto, o procurador Feliz Nunes de Oliveira informa os motivos pelos quais a ré, pelo falecimento de seu marido, deveria assumir as dívidas contraídas por ele com o autor da ação.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha(s): 7 a 8

Conjunto documental: Rosalina das Mecês
Notação: caixa 272, proc. 5460
Datas - limite: 1816-1823
Título do fundo ou coleção: Corte de Apelação
Código do fundo: 2Ø
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: parecer de Oliveira Sobral sobre a alegação de parentesco feita pelo capitão Domingos Ferreira de Oliveira. Neste parecer, Oliveira Sobral afirma não haver provas de ser Francisco Ferreira de Oliveira sobrinho legítimo do mencionado capitão, alegando ser um costume tratar os mais velhos por tios, sem que isso significasse parentesco.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha(s): 35 a 36

Conjunto documental: Rosalina das Mecês
Notação: caixa 272, proc. 5460
Datas - limite: 1816-1823
Título do fundo ou coleção: Corte de Apelação
Código do fundo: 2Ø
Argumento de pesquisa: família, casamento
Ementa: réplica contra o parecer de Oliveira Sobral, na qual se afirma que Francisco Ferreira de Oliveira era filho legítimo de José Ferreira de Oliveira, irmão do capitão Domingos Ferreira de Oliveira. Reconhecida a relação de parentesco, a lei desobrigava o capitão a comprovar esta ação com documentos.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha(s): 44

Conjunto documental: José Antônio de Allvarenga
Notação: caixa 424, proc. 4849
Datas - limite: 1813-1818
Título do fundo ou coleção: Corte de Apelação
Código do fundo: 2Ø
Argumento de pesquisa: família
Ementa: libelo civil de Francisco José Vieira contra José Antônio Alvarenga testamenteiro de sua sogra Domingas da Encarnação. Neste documento, o autor acusa a sogra de ser sua grande inimiga, lapidando intencionalmente seus bens em vida, contraindo dívidas e doando terras. Por ocasião do falecimento da mesma, o autor procedeu ao pagamento das dívidas, requerendo agora seu ressarcimento e o recebimento da herança que lhe cabe.
Data do documento: -
Local: -
Folha(s): -

Conjunto documental: José Gonçalves Rodrigues
Notação: caixa 1106, proc. 8610
Datas – limite: 1805-1805
Título do fundo ou coleção: Inventário
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: família
Ementa: o documento é parte integrante do inventário de José Gonçalves Rodrigues. Maria Luiza, filha do primeiro casamento do inventariado, reclama de sua exclusão do testamento do pai, o que atribuiu à persuasão da madrasta. Alega, ainda, que com a pendência do litígio não se pode proceder a partilha dos bens.
Data do documento: -
Local: -
Folha(s): -

Conjunto Documental: Livros de Consulta da Mesa do Desembargo do Paço
Notação: códice 250, vol. 01
Datas - limite: 1812-813
Título do fundo ou coleção: Negócios de Portugal
Código do fundo: 59
Argumento: família
Ementa: ofício reportando à corte o requerimento de Antônia Tomásia Pereira de Castro, moradora de Sarredo, comarca de Lamego. Antônia se queixa dos maus tratos infligidos contra si e às suas filhas pelo seu marido, Luis Ferreira de Miranda e Nápoles, e por duas criadas da casa. Requisita sua admissão e de suas filhas no Recolhimento de Santa Teresa ou no Convento das Chagas, além do auxílio do marido para alimentação das mesmas.
Data do documento: 25 de agosto de 1812
Local: Rio de Janeiro

Conjunto Documental: Registro de ordens e ofícios expedidos da Policia para o governo das armas da Corte, Marinha e mais patentes militares e ordenanças.
Notação: códice 326 volume 03
Datas - limite: 1818-1822
Título do fundo ou coleção: Policia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento: família
Ementa: oficio encaminhado a João Guntino de Oliveira, ordenando a prisão de Valeriano da Silva Leão. Acusado de invadir a residência do capitão Florentino Brás dos Reis e de raptar sua filha de 14 anos, o réu seria “purgado do crime”, caso cumprisse a sua promessa de casamento com a jovem.
Local: Rio de Janeiro
Data do documento: 3 de fevereiro de 1819
Folhas: 20

Conjunto Documental: Registro de ordens e ofícios expedidos da Policia para o governo das armas da Corte, Marinha e mais patentes militares e ordenanças.
Notação: códice 326 volume 03
Datas - limite: 1818-1822
Título do fundo ou coleção: Policia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento: família
Ementa: requerimento de queixa encaminhado por Flávia Joaquina contra seu marido João Simas Machado. Segundo a reclamante, a conduta de seu marido, era imprópria para um homem casado. De acordo com o documento, a autora solicita a prisão de seu esposo e da sua amante.
Local: Rio de Janeiro
Data do documento: 17 de agosto de 1819
Folhas: 47

Conjunto Documental: Registro de ordens e ofícios expedidos da Policia para o governo das armas da Corte, Marinha e mais patentes militares e ordenanças.
Notação: códice 326 volume 03
Datas - limite: 1818-1822
Título do fundo ou coleção: Policia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento: família
Ementa: termo de compromisso assinado por Mateus Cardoso de Siqueira. Segundo o termo, Mateus se comprometia a viver bem com sua esposa Maria Madalena do Coração de Jesus e filhos, tratando-os adequadamente. Caso o termo não fosse cumprido seria remetido à prisão.
Local: Rio de Janeiro
Data do documento: 13 de janeiro de 1821
Folhas: 89V

Conjunto Documental: Registro de ordens e ofícios expedidos da Policia para o governo das armas da Corte, Marinha e mais patentes militares e ordenanças.
Notação: códice 326 volume 03
Datas - limite: 1818-1822
Título do fundo ou coleção: Policia da Corte
Código do fundo: ØE
Argumento: família
Ementa: pedido de averiguação sobre a conduta de José Simão solicitado por Antônio Luiz Pereira da Cunha. De acordo com a esposa de José Simão, o réu não estava pagando sua mesada, arbitrada pela Intendência Geral da Polícia do Rio de Janeiro. O autor desejava velar pela segurança e bem estar desta mulher que deveria ser melhor assistida por seu marido.
Local: Rio de Janeiro
Data do documento: 11 de abril de 1821
Folhas: 104

Conjunto Documental: Ordem do Carmo
Notação: AP-11, caixa 04, pct.1
Datas - limite: 1530-1901
Título do fundo ou coleção: Ordem do Carmo
Código do fundo: S1
Argumento: família
Ementa: pedido de apelação realizado por Isabel Maria do Espírito Santo contra seu tio e tutor Caetano José de Almeida. Disputando judicialmente a herança da família, Isabel se considera apta para gerir os bens com a morte de seu pai. Com a morte da suplicante, sua tia Ana Isabel Mascarenhas passa a requerer a herança para si em detrimento do seu irmão Caetano.
Local: Rio de Janeiro
Data do documento: 31 de Julho de 1819
Folhas: 65

Conjunto Documental: capitanias da Bahia, Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Santa Catarina.
Notação: caixa 748
Datas - limite: 1770-1813
Título do fundo ou coleção: Vice reinado
Código do fundo: D9
Argumento: família
Ementa: oficio relatando a demanda de José Araújo Bacelar para recolhimento de sua filha Maria, alegando motivos pessoais para o pedido. Diante da fuga da filha, que teve o auxílio de dois homens, José Araújo solicita a prisão dos implicados e a apreensão de cincos escravos que a acompanharam em tal fuga.
Local: Maranhão
Data do documento: 2 de julho de 1811
Folhas: -


Conjunto documental: Generalidades – Gabinete do Ministro
Notação: IG 34
Datas-limite: 1813-1829
Título do fundo ou coleção: Série Guerra
Código do fundo: DA
Argumento de pesquisa: Famlía
Ementa: ofício do ouvidor da comarca de Fortaleza João Antônio Rodrigues de Carvalho, acusando o recebimento do processo contra o ajudante do Regimento de Cavalaria Miliciana dos Inhamues, Antônio José da Costa, pelo crime de concubinato, a ser julgado perante o Conselho de Guerra.
Data do documento: 23 de março de 1815
Local: Fortaleza, Ceará
Folha(s): -

Conjunto documental: Antônio José Vieira Leitão
Notação: maço 151, proc.2946
Datas - limite: 1804-1804
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens pessoais arrolados no inventário de Antônio José Vieira Leitão encontram-se: uma casaca de casimira prata e outra de pano verde, um coldre de cetim bronze bordado, dois jalecos de pano, um chapéu “armado”. Entre as peças do mobiliário, estavam: doze cadeiras, uma cômoda, quatro quadros grandes sem vidro. Dos utensílios de cozinha o inventariado possuía vinte e quatro pratos, seis facas com cabos de prata, um copo para água, sete bules grandes para água. Além destes objetos, constam ainda um par de brincos com quarenta e duas crisólitas em prata, doze castiçais quadrados, dezenove caixões de pinho e quatro escravos entre 15 e 35 anos.
Data do documento: 18 de abril de 1804
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Florêncio de Aragão Hespanha
Notação: maço 466, proc.8888
Datas - limite: 1808-1809
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: Florêncio de Aragão Hespanha possuía entre os seus bens: seis colheres e seis garfos de prata, seis facas com cabo de prata, uma cafeteira, um copo, um prato, uma tesoura e uma colher de sopa de prata. Do seu vestuário listou-se uma “farda velha” de militar, um chapéu e uma saia de cetim. Ademais, havia dois espelhos pequenos e dourados, uma cama e uma mesa de jacarandá, um par de brincos com cento e quarenta crisólitas em prata guarnecidos de ouro, um anel com o retrato de “nossa soberana”, um anel com um diamante, dezesseis missais de vários autores, nove livros de orações, sete de salmos e seis escravos entre vinte e sessenta anos.
Data do documento: 5 de fevereiro de 1808
Local: s.l.
Folha(s): _

Conjunto documental: Gaspar de Paiva Neves
Notação: maço 477, proc.9197
Datas - limite: 1789-1789
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Gaspar de Paiva Neves estão três tambores, uma mesa pequena e quinze escravos.
Data do documento: 30 de julho de 1789
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: José Gomes
Notação: maço 485, proc.9374
Datas - limite: 1788-1788
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: no inventário de José Gomes estão listados os seguintes bens: um chapéu, um forno de cobre, uma cama de “vento de lona”, uma serra, uma mesa pequena com uma gaveta, duas caixas grandes, um prato velho, uma “conta de medir mantimentos”, um candeeiro e mesa, dois machados, dois barris para armazenar “azeite de peixe”, trinta escravos, uma casaca, sete camisas de pano de linho, três ceroulas de pano, quatro lençóis de pano de linho, um talher e uma bacia de estanho, um par de botões de ouro, um par de fivelas de sapato.
Data do documento: s.d.
Local: Rio de janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Manuel Gonçalves
Notação: maço 485, proc. 9344
Datas - limite: 1789-1789
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Manuel Gonçalves listaram-se um cavalo, uma escrava, uma roda velha, uma casa de “vivenda coberta de palha”, uma “caixinha velha” e uma espingarda.
Data do documento: 23 de abril de 1789
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 6 e 6v

Conjunto documental: Manoel da Silva
Notação: maço 473, proc. 9034
Datas - limite: 1793-1793
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: segundo o seu inventário, Manoel da Silva possuía cinco escravos, um cavalo castanho, um par de esporas de prata, um fraque, um jaleco, um calção, uma espingarda e um baú velhos, além de duas espadas e um machado.
Data do documento: 1 de julho de 1793
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 4 a 5v

Conjunto documental: José Caetano de Oliveira
Notação: maço 311, proc. 5705
Datas - limite: 1800-1800
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: José Caetano de Oliveira deixou no seu inventário três escravos, um relógio com duas caixas de prata, um par de fivelas de sapato de prata, uma farda, um calção de veludo riscado, um chapéu de pêlo, um colete acolchoado, dois lençóis, duas ceroulas, uma camisa, cinco pares de meias brancas, uma casa de palha, cento e cinqüenta pés de café, um “quartel” de cebola, milho e feijão, um cavalo, duas enxadas e uma foice.
Data do documento: 28 de abril de 1801
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Joana Pereira de Sá
Notação: caixa 1110, proc. 9104
Datas - limite: 1795-1795
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: dos bens inventariados de Joana Pereira de Sá foram citados quatorze escravos, um armário de pau branco com três gavetas, uma imagem de Cristo crucificado e outra de nossa Senhora, uma caixa de madeira do reino com chave, um facão de cobre, quatro foices, uma espingarda comprida, um par de botões de ouro, um par de fivelas de prata, seis “varas de pano de linho novo” e um chapéu.
Data do documento: 4 de setembro de 1795
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 5 a 11

Conjunto documental: Elizária Rosa
Notação: maço 458, proc. 8726
Datas - limite: 1812-1812
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: no inventário constam os seguintes bens: “roupinha de belbutina (algodão aveludado) preta”, quatro camisas de pano de linho, um par de brincos e um anel com retrato de ouro, além de seis facas com cabos de prata, doze cadeiras de madeira e seis escravos.
Data do documento: [ ] de novembro de 1812
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 4 a 8v

Conjunto documental: Ana Rosa
Notação: caixa 3621, proc.96
Datas - limite: 1802-1803
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados foram relacionados: dezenove “braças (equivalente a 2,2 metros) de terras”, uma casa velha coberta de palha, duas caixas velhas, além de cinco escravos.
Data do documento: 7 de fevereiro de 1803
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Pedro Batista
Notação: maço 2288, proc.2049
Datas - limite: 1815-1815
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: Inventários
Ementa: no inventário de Pedro Batista foram arrolados os seguintes bens: três casacas de pano, um calção de meia de seda preta, um colete de seda preta, três lençóis de pano de linho, três ceroulas de pano de linho, sete lenços brancos quadrados de três pontas e uma cama de armação toda lisa.
Data do documento: 6 de julho e 1814
Local: Rio e Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Manoel Domingues
Notação: caixa 3612, proc.80
Datas - limite: 1815-1815
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: Inventários
Ementa: constam dos bens deixados por Manoel Domingues: cinco escravos, três machados, uma mesa, um cavalo velho, uma vaca, nove carneiros e cinco facas usadas.
Data do documento: 15 de setembro de 1815
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: João Vieira
Notação: caixa 2323, proc.1392
Datas - limite: 1775-1775
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: dos bens inventariados de João Vieira foram listados uma pipa de vinagre, meia pipa de mel, dois barris vazios, um barril de manteiga, um barril de oito medidas de aguardente, pão e queijo partido, um copo de vinho, um colchão e travesseiro, sete camisas de pano, três ceroulas de pano, nove jalecos de pano, além de três escravos,
Data do documento: s.d.
Local: s.l.
Folha(s): _

Conjunto documental: Manoel da Rocha Vieira
Notação: maço 308, proc. 5622
Datas - limite: 1800-1800
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: constam dos bens deixados por Manoel da Rocha Vieira: cinco casas, duas estrebarias, utensílios em madeira como uma frasqueira, um baú revestido de couro, um armário e uma mesa, ferramentas como um serrote, um machado, três panelas e uma balança, benfeitorias como seis mil pés de café, um pé de louro, dez pés de limão e trinta e oito pés de maçã, duas vacas, um touro, um bezerro, um cavalo, vinte e quatro escravos, uma espingarda, utensílios em ouro, prata, cobre e latão.
Data do documento: 30 de julho de 1800
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Francisca Maria do Rosário
Notação: maço 303, proc. 5611
Datas - limite: 1800-1800
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: no inventário de Francisca Maria do Rosário foram listados: uma imagem de Jesus crucificado, uma casa com cobertura de palha, bens em madeira como um baú e uma caixa grande, utensílios em cobre e ferro como um caldeirão, uma faca, um forno e enxadas; móveis como uma cama e um capote de rede; algumas bem feitorias e escravos.
Data do documento: 10 de outubro de 1800
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: João Pinto de Macedo
Notação: maço 473, proc. 9036
Datas - limite: 1796-1796
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: João Pinto de Macedo deixou em seu inventário algumas ferramentas como serrote, forno e tubo para fazer canos, além de peças de madeira como mesa e cadeiras e uma casa.
Data do documento: 6 de junho de 1796
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: João Lopes
Notação: maço 289, proc. 5262
Datas - limite: 1794-1794
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de João Lopes foram citados um sítio, um engenho, um forno de cobre, um armário de madeira, uma espingarda comprida, um cavalo, uma sela, além de cinco escravos.
Data do documento: 18 de janeiro de 1794
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Vicente Carvalho de Oliveira
Notação: maço 455, proc. 8689
Datas - limite: 1787-1787
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: no inventário de Vicente Carvalho de Oliveira constam trinta escravos, bezerros, selos, ferramentas, camisas e tamancos, uma boa quantidade de terras, imagens, móveis, casas e dinheiro.
Data do documento: 2 de agosto de 1787
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Elias da Silva Cordeiro
Notação: maço 2295, proc. 448
Datas - limite: 1816-1816
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: foram listados no inventário de Elias da Silva Cordeiro: duas casas, uma coberta de sapê e uma com telhas, uma mesa, uma caixa grande de guardar roupa, cinco cadeiras, peças de cobre como forno e tacho, roupas, cartas precatórias, pés de café, além de cinco escravos.
Data do documento: s.d.
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Manuel Antonio de Oliveira
Notação: maço 434, proc. 8398
Datas - limite: 1798-1798
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Manuel Antonio de Oliveira foram arrolados três escravos, peças em prata e ouro, como anéis, brincos, garfos e colheres; uma casa, algumas mobílias, ferramentas como fornos de barro e cobre, enxadas, tachos de cobre e um cavalo com sela.
Data do documento: 23 de novembro de 1798
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Páscoa Vieira da Rosa
Notação: maço 478, proc. 9216
Datas - limite: 1795-1795
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: Inventários
Ementa: dos bens inventariados de Páscoa Vieira da Rosa foram relacionados peças em prata e cobre como tachos e colheres, uma caixa semeadora, uma imagem de Cristo pequeno e uma de Nossa Senhora da Conceição de Palmo, louça fina e escravos.
Data do documento: s.d.
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Manoel Ferreira Dias
Notação: maço 473, proc. 9035
Datas - limite: 1793-1793
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: constam na lista de bens de Manoel Ferreira Dias: três escravos, animais como porcos, vacas, bestas e novilha; cinqüenta alqueires de milho, quatro pares de colheres, uma espingarda, um calção de pano azul, duas camisas finas, um forno de cobre, um tacho pequeno, quatro enxadas, duas selas e quatro machados.
Data do documento: 8 de setembro de 1793
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Ana de Muros
Notação: caixa 867, proc.2240
Datas - limite: 1808-1808
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Ana de Muros constam: uma caixa sem fechadura, um “Senhor crucificado de barro”, uma imagem de Santa Ana, um barril de “carregar água”, um forno de torrar farinha, uma armação, um chapéu, um machado velho, uma faca quebrada, um prato grande rachado e sem valor, uma calça branca de algodão, uma rede branca, um cavalo velho, uma pedra de amolar ferramenta, um pouco de couve colhida e um tanto ainda por colher, além de cinco escravos.
Data do documento: 7 de março de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 5 a 9

Conjunto documental: Arcângela Maria Geralda
Notação: maço 432, proc.8340
Datas - limite: 1809- 1816
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: Arcângela Maria Geralda deixou em seu inventário uma cômoda de jacarandá lisa e velha, uma mesa de jacarandá, um oratório de jacarandá usado com imagens de Cristo, São José, Santo Antônio e Santa Rita. seis poltronas quebradas, três casas e sete escravos.
Data do documento: 9 de outubro de 1809
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): _

Conjunto documental: Antônio José
Notação: maço 434, proc. 8400
Datas - limite: 1798- 1798
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Antonio José foram arrolados cinco escravos entre três e quarenta anos, dois “caixões velhos”, uma mesa velha com duas gavetas, uma sobrecasaca, um calção de ganga [tecido resistente azul ou amarelo], um cantil de cana e um forno de cobre.
Data do documento: 27 de Agosto de 1798
Local: s.l.
Folha(s): _

Conjunto documental: Sebastião de Macedo
Notação: maço 473, proc. 9042
Datas - limite: 1792-1792
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: dos bens inventariados de Sebastião de Macedo foram relacionados dois escravos, um cavalo, uma cela muito velha, uma caixa, uma espingarda, um machado velho, três olhos de enxada velhos, um facão e uma casa de sapé.
Data do documento: 27 de abril de 1792
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Manoel Batista Nunes
Notação: maço 485, proc. 9349
Datas - limite: 1793-1793
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: no inventário de Manoel Batista Nunes foram listados grande quantidade de terras, escravos, objetos em prata, e bens menores como tacho, cortinado de pano, candeeiro, uma caixa e um bule de louça.
Data do documento: 22 de setembro de 1793
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Francisco dos Santos Lisboa
Notação: maço 478, proc. 9210
Datas - limite:
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Francisco dos Santos Lisboa encontram-se uma casa, roupas como uma casaca, duas camisas de tecido francês e quatro toalhas; objetos em latão, ouro e prata, um relógio, além de quatro escravos.
Data do documento: 2 de setembro de 1795
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): -

Conjunto documental: Maria Antonia do Espírito Santo
Notação: maço 478, proc. 9213
Datas - limite: 1796-1796
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3J
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: Maria Antonia do Espírito Santo deixou no seu inventário um copo grande de infusão, um engenho, dois cavalos castanhos, uma caixa pequena, uma capa e escravos.
Data do documento: 17 de abril de 1793
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 5 a 7

Conjunto documental: Maria de Almeida Silva
Notação: caixa 1131, proc.449
Datas - limite: 1800-1811
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: entre os bens inventariados de Maria de Almeida Silva encontram-se um sítio, seis éguas, quatro toalhas de algodão, cinco pratos fundos de estanho, cinco colheres e cinco garfos de prata, um banco, dois candeeiros, três caixas grandes, uma prensa, uma roda, um oratório grande, além de “mais de dezessete escravos”.
Data do documento: 30 de junho de 1800
Local: Vila de Porto Velho
Folha(s): _

Conjunto documental: Manoel Gomes da Cunha
Notação: caixa 367, proc.9
Datas - limite: 1815-1817
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: foram relacionados no inventário de Manoel Gomes da Cunha: doze colheres e dez garfos, onze facas com cabo de prata, um par de castiçais lisos, um par de fivelas de sapatos, uma “cama da Índia”, um “pano de batizar de veludo”, um urinol de cobre e uma bacia de fazer pão-de-ló; objetos de ouro como um cordão, um rosário de contas de vidro roxo, dois pares de argolas, uma imagem de N. Senhora da Conceição, um par de pulseiras antigas com sessenta e quatro diamantes rosas, um jogo de botões antigos de quatro topázios, um par de estrelas vermelhas para o pescoço e uma grande flor de crisólitas com pedras vermelhas; também foram listados dois barris de carregar água, um armário velho, duas bandejas de ferro, um oratório pequeno de madeira branca, além de trinta escravos.
Data do documento: 20 de novembro 1816
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 8 a 19v.

Conjunto documental: Lauriana Angélica Ferreira
Notação: maço 440, proc. 8489
Datas - limite: 1816-816
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: Lauriana Angélica Ferreira deixou em seu inventário doze escravos e mais um “sem valor” com as pernas aleijadas, um vestido de “filó de seda preta”, um outro de capa bordada em ouro, nove camisas brancas, quatro lenços de três pontas usados, seis xales de “filó de algodão”, dois pares de meia de seda e algodão, uma colcha de cetim cor de ouro lavrado, duas toalhas do altar, um missal romano, doze cadeiras de jacarandá, uma mesa de encostar-se à parede com um armário em cima, um espelho de parede com moldura de jacarandá e um quadro “de Senhora da Conceição”.
Data do documento: 4 de setembro de 1817
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 4 a 29

Conjunto documental: Maria Francisca
Notação: caixa 1420, proc.567
Datas - limite: 1808-1818
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: inventários
Ementa: dos bens deixados no inventário de Maria Francisca foram relacionados objetos de ouro como um relógio e um cordão, um faqueiro de prata, um par de brincos de crisólitas, um par de fivelas de “pedras pequenas”, quatorze machados e vinte e nove enxadas, dezoito panelas, seis pratos de estanho, uma “bacia de arame” dois bancos, uma poltrona, quatro bandejas, “metade de uma canoa grande”, oito cavalos “andadores”, treze burros “carreiros”, três mulas mansas, trinta e oito bois mansos, trinta e cinco ovelhas, além de quarenta escravos.
Data do documento: 20 de setembro de 1808
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 9 a 18

Conjunto documental: Domingos Antunes Ferreira
Notação: maço 473, proc.9041
Datas - limite: 1798-1798
Título do fundo ou coleção: Inventários
Código do fundo: 3j
Argumento de pesquisa: Inventários
Ementa: no inventário de Domingos Antunes Ferreira foram listados trinta e cinco escravos, um banco grande de varanda, uma poltrona, uma caixa grande de pinho, “um berço sem valor”, uma cama, dois cofres pequenos com tranca, um baú, dois tabuleiros de quitanda, quatro tambores grandes, um armário velho, duas bacias velhas, uma caldeira grande, vinte garrafas, uma colcha de cetim, quatro cabras pequenas, uma imagem de Cristo de madeira e duas da “Conceição de ouro”, uma corda grande, seis cabos de facas e duas colheres de chá de prata.
Data do documento: s.d.
Local: s.l.

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